Apesar de serem visualmente iguais, você sabia que há uma grande diferença entre as tags <b>
e <strong>
? Visualmente, ambas deixam a palavra em negrito mas semânticamente elas tem um peso diferente! No SEO, há um impacto diferente dependendo de qual tag você utilizar. Você sabe qual?
Entendendo a diferença
Veja como está explicado o elemento b pelo w3:
“A tag
<b>
representa um intervalo de texto onde a inteção está sendo traçada para fim estéticos, sem transmitir necessariamente alguma importância extra ao texto e sem implicação de uma voz ou humor alternativo.”
Em compensação, o elemento strong
tem por definição:
“A tag
strong
representa forte importância, seriedade ou urgência para o seu conteúdo”
Então, para utlizar corretamente a tag strong, devemos representar, pelo menos, uma das três situações:
Importância
O elemento strong pode ser usado em um título, legenda ou parágrafo para distinguir a parte que realmente importa de outras partes que podem ser mais detalhadas, mais joviais ou meramente padronizadas.
Seriedade
O elemento strong pode ser usado para marcar um aviso ou um alerta de cuidado
Urgência
O elemento strong pode ser usado para denotar conteúdos que o usuário precisa ver antes de outras partes do documento.
Por que devemos ter essa separação?
O uso correto das tags HTML nos ajudam a construir um código mais semântico, tornando-o mais legível, não apenas para humanos mas principalmente máquinas. Como exemplo, o robô do Google que faz a leitura de seu site, reconhece o padrão e isso conta pontos em sua colocação de rankeamento na busca feito por estes buscadores (Google, Yahoo, etc)