Semelhante ao post sobre a diferença entre as tags b e strong, neste post irei falar sobre a diferença entre as tags i e em, que apesar de ambas terem um estilo em itálico, semânticamente elas são diferentes!
Como definição dada pela MDN, a tag i é definida como:
O elemento HTML i representa uma parte do texto que é destacada do restante por algum motivo, por exemplo, termos técnicos, expressões de outros idiomas ou pensamentos de personagens fictícios. Normalmente, é apresentado com o uso do tipo “itálico”.
E a definição da tag em:
O elemento HTML em marca o texto que tem ênfase. O elemento em pode ser aninhado, com cada nível de aninhamento indicando um grau maior de ênfase.
A tag i pode representar uma parte do texto com uma diferença semântica, na qual a representação é itálico. Isso significa que os navegadores continuarão a apresentar o conteúdo em itálico.
A tag em representa ênfase importante no texto que está sendo escrito, enquanto que a tag i representa o texto que é iniciado de uma prosa, como uma palavra estrangeira, pensamentos de um personagem ficcional, ou quando o texto se refere a definição de uma palavra em vez de representar seu significado semântico.
Um exemplo bem legal da MDN, novamente, é:
Um exemplo para em poderia ser: “Apenas já faça isso!”, ou: “Nós temos que fazer algo acerca disso”. Uma pessoa ou software lendo o texto pronunciaria as palavras em itálico com uma ênfase.
Um exemplo para i poderia ser: “A Rainha Mary velejou na noite passada”. Aqui, não é adicionada ênfase ou importância na palavra “Rainha Mary”. É meramente indicado que o objeto em questão não é uma rainha chamada Mary, mas um navio chamado Rainha Mary. Outro exemplo para i poderia ser: “A palavra o é um artigo”.
Quando um leitor de site for ler o que está escrito no nosso site, ele interpretará de forma diferente, de acordo com a tag que utilizamos, e isto faz muita diferença para alguém que tenha a necessidade de utilizar softwares para leitura, como pessoas com deficiências visuais!