Guia Do SCRUM - O Que É, Como Funciona, Quem Faz?

Origem do Scrum

Scrum não é uma sigla, (então não se preocupe em escrever em caixa alta!) o nome foi inspirado em uma jogada de Rugby e tem origem na expressão inglesa scrimmage. Ambas expressões representam o trabalho em equipe, a sincronia, força e inteligência utilizadas juntas para algum objetivo.
Em 1993, Jeff Sutherland e Ken Schwaber formalizaram o método chamado Scrum, na conferência OOPSLA 95.O método Scrum é composto por um framework de cinco cerimônias (reuniões), três papéis e três artefatos.

Características do Scrum

As cerimônias do Scrum

Sprint

O ponto mais importante do Scrum é a Sprint, um certo periodo podendo ser de 1 a 4 semanas, durante o qual uma versão que possa ser utilizada do produto, é criada.
A composição de uma Sprint se dá pela reunião de planejamento, as daily meetings, o trabalho, a revisão da Sprint e a retrospectiva da Sprint.
Durante a Sprint não é recomendado fazer alterações que coloque em risco o seu objetivo, e sempre que isto acontece, deve-se haver uma negociação para melhor entender e negociar o objeto de trabalho em questão.
Caso a Sprint seja cancelada, os seus itens que estejam completos e “Prontos” são devidamente revisados e aceitos.

Reunião de Planejamento da Sprint

É o evento que marca o início da Sprint, onde determina-se qual será o trabalho a ser realizado no intervalo de tempo definido para entregar um incremento de “Pronto”.
Nesse evento o time fica concentrado em definir quais atividades, ou features, ele se comprometerá a entregar até o momento final da Sprint. Além disso, outra preocupação é a de como se dará a execução da Sprint, qual caminho o time deverá seguir e quais serão as ações que terá de tomar para entregar um incremento potencialmente utilizável.

Planning

Nessa reunião são descritas as funcionalidades de maior prioridade para a equipe. Essas tarefas darão origem ao Sprint Backlog. Depois da Planning, o time se reune para conversar sobre o que escutaram e decidir quanto eles podem se comprometer a fazer no Sprint que será iniciado.

Daily

A cada dia da Sprint a equipe faz uma reunião diária, de no máximo 15 minutos e de preferência de pé! (Porque cansa! Tornando-se a reunião rápida e eficaz).
Ela tem como objetivo passar status das atividades feitas e que serão feitas, dificuldades encontradas, pedir ajuda. Todos do time participam. Não deve ser usada para resolução de problemas! Três perguntinhas resume uma boa daily:

  • O que você fez ontem?
  • Qual sua atividade de hoje?
  • Algum impedimento/problema/dificuldade?

Review

Ao final de cada Sprint é feita a reunião de revisão, onde o objetivo é mostrar o que foi alcançado, produzido durante a Sprint. É a entrega do que foi “prometido” no planning.

Retrospectiva

A reunião de retrospectiva é feita logo após a Review, serve para identificar o que funcionou bem, o que não funcionou, pontos de melhorias e ações a serem tomadas para melhorar.

Papéis do Scrum

Scrum Master (SM) - quem é?

É a pessoa que ajuda a compreender o framework e o aplique além de desenvolver a equipe do projeto visando que esta seja auto-organizável, removendo impedimentos e dando a autonomia necessária. Age como um coach para o time.
São atributos do Scrum Master:

  • Responsabilidade: em que a metodologia seja usada para maior rendimento do time;
  • Humildade: ajudar no que for preciso sem priorizar itens pessoais;
  • Colaboração: incentiva a colaboração e troca de conhecimento no time;
  • Comprometimento: atuar sempre facilitando e solucionando impeditivos;
  • Influência: consegue influenciar tanto o time quanto pessoas fora dele;
  • Informação: ter expertise técnica e de negócio;

“Eu não estou aqui para resolver seus problemas por você; em vez disso, eu estou aqui para ajudá-lo a resolver seus próprios problemas.“

Responsabilidades do Scrum Master

Product Owner (PO) - pra que?

É a pessoa que exerce liderança sobre o produto que está sendo desenvolvido, conhecido como dono do produto, tem a responsabilidade de agregar valor ao produto além de facilitar o trabalho do time.
O Product Owner é o único papel responsável por gerenciar o Backlog do Produto. São atributos do Product Owner:

  • Disponibilidade: abertura com o time e comprometimento e credibilidade com o projeto;
  • Especialidade: conhecimento no negócio, mercado, cliente, consumidores;
  • Comunicação: precisa mostrar boa comunicação para interagir com esses stakeholders
  • Resolução: ser decidido e firme em decisões e respostas;
  • Autoridade: autoridade cabível para exercer sua função de forma adequada;

Product Owner

Time

O time é o papel responsável pelas entregas que geram um incremento do produto
“pronto” para que este possa ser usado de forma a se aproveitar suas funcionalidades, e esses incrementos são criados apenas pelo time.
Seguindo o conceito do Scrum, os times tem as seguintes caracteristicas:

  • Auto-organizados: eles se organizam internamente e transformam o Backlog do Produto em incrementos de funcionalidades;
  • Multifuncionais: possuem todas as habilidades necessárias;
  • Não há títulos pra os integrantes: reconhece apenas o Desenvolvedor;
  • Não há individualismo: mesmo os integrantes sendo especialistas em determinado assunto, a responsabilidade é do time como um todo;

Características do Time Scrum

Artefatos do Scrum

Backlog do Produto

É uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto a ser implementado. Quem define seu conteúdo é o Product Owner. Inicialmente, não possui uma alta definição, ele evolui conforme o andamento do projeto, pois o Scrum sabe que mudanças irão ocorrer nesse caminho.

Backlog da Sprint

No Backlog da Sprint temos claramente um recorte do Backlog do Produto.O time seleciona do Backlog do Produto os itens que nos quais verifica a possibilidade de
entregar uma funcionalidade ou um incremento de “Pronto” no final do período da Sprint.
Com esse recorte, fica claro para o time de desenvolvimento o que será necessário fazer para poder cumprir com o planejado, e assim contemplar o objetivo da Sprint.

Gráficos (burndown)

O Scrum geralmente utiliza dois gráficos para o monitoramento e controle do progresso do projeto, sendo eles o Burndown e o Burnup. Esses gráficos podem ser utilizados em qualquer ponto do tempo e fornecem informações como: o total do trabalho gasto até o momento na Sprint; o total do trabalho restante para alcançar o objetivo da Sprint, entre outras.

Figura 4 - Burndown
Gráfico de Burndown

Incremento e conceito de “Pronto”

Incremento é ao final da Sprint um novo incremento deve estar “Pronto”, o que significa que deve estar na condição utilizável e atender a definição de “Pronto” do Time Scrum.

Conceito de Pronto pode variar de time para time, projeto para projeto ou mesmo dentro das organizações. Porém, seu conceito deve estar claro a todos. A partir do momento em que o conceito é definido, todos os times e seus integrantes irão trabalhar para que este seja atendido conforme o esperado.