Existe um ditado popular que diz que: errar é humano e em um projeto de desenvolvimento de software, isto não é diferente. Todo e qualquer ação humana está sujeita a riscos, que podem gerar atrasos, encarecimento do serviços, etc.
No geral, quando estamos analisamos um novo projeto e fazendo as estimativas, acabamos esquecendo de pontos que deviam ser levados em conta, como por exemplo:
- As ferramentas de desenvolvimento que usamos as vezes contém erros e podemos não ter familiaridade com elas.
- Pessoas são pessoas e não máquinas, isso quer dizer que as vezes podem render menos do que esperado.
- Os requisitos nem sempre são completos e estáveis, podemos encontrar divergências.
Pensando nisso, como podemos lidar com tantas coisas assim em um projeto?
Temos uma parte específica em Engenharia de Software que tenta cuidar, ao máximo, dessa parte do projeto, chamada Gerência de Riscos.
Mas primeiro, o que seria um risco então?
Como definição, no dicionário, podemos encontrar a seguinte explicação:
Risco é a probabilidade de algo incerto ocorrer de determinado empreendimento, em função de acontecimento eventual, cuja ocorrência não depende exclusivamente da vontade dos interessados.
Este risco, podendo ser positivo ou negativo, quando ocorrido, terá efeito em pelo menos um objetivo do projeto, podendo ser tempo, custo, escopo, qualidade.
Um risco pode ter uma ou mais causas e, caso ocorra, um ou mais impactos.
Então podemos definir que, gerência de riscos como:
- É um conjunto de medidas e processos que visam medir, avaliar e desenvolver estratégias para tratar riscos, da melhor forma possível, tentando analisar diversos cenários.
- Processo para definir, analisar e criar respostas aos riscos do projeto a fim de eliminar ou minimizar os riscos.
Tipos de Riscos
Os riscos que encontramos em um projeto de desenvolvimento de software podem ser divididos em quatro categorias:
Riscos Técnicos de Qualidade ou Desempenho
Inexperiência no uso de novas ferramentas ou processos de trabalho, prazo apertado, mão de obra desqualificada, etc.
Riscos de Gerência de Projeto
Falta de experiência do gestor, falta de ferramentas de gestão, erro nas estimativas, planejamento, etc
Riscos Organizacionais
Falência, competição por obtenção de recursos, substituição de dirigentes, mudanças de prioridade, etc.
Riscos Externos ou de Negócio
Riscos de mercado, influência política, sabotagem, subcontratados, etc.